Tindaya Concept é o novo manifesto audacioso da Cupra

Não é apenas o Raval que está em pleno destaque no espaço da Cupra no salão automóvel de Munique: na sombra estava o Tindaya Concept revelado na terça-feira, a apontar a direcção estilística dos futuros modelos da construtora.

Tudo começa e termina com a iluminação do logótipo, sublinha a insígnia desportiva na estreia deste SUV coupé em forma de fastback, inspirado no vulcão com o mesmo nome localizado na ilha de Fuerteventura, no arquipélago das Canárias.

O símbolo retroiluminado destaca-se na frente ultra agressiva marcada pelo capô musculado. com os deflectores das entradas de ar laterais a ladearem uma "máscara" a negro.

Depois é o tejadilho muito inclinado a cair sobre uma traseira muito trabalhada, com o logótipo luminoso e os farolins a seguirem os mesmos preceitos da área frontal.

Visto de cima destaca-se a "espinha" dorsal entre dois painéis envidraçados removíveis para abrir o habitáculo ao mundo exterior, com o conjunto a ser realçado pelas enormes jantes de 23 polegadas nos seus 4,72 metros de comprimento.

Nota-se ainda o gradiente de cores imaginado pela Cupra para o Tindaya, com a pintura fosca a variar entre um cinzento metálico profundo, a evocar o oceano Atlântico, e um bege suave a reflectir os tons quentes da montanha.

Mais impressionante são os elementos transparentes perfeitamente integrados na carroçados, com a sua iluminação num tom acobreado, enquanto a fibra de linho Bcomp tingida em bege, reforça o visual sofisticado.

Interior vanguardista

A abertura antagónica das quatro portas dá espaço a um interior vanguardista numa configuração 2+2, com os bancos independentes CUPBucket e a consola central a serem forrados em pele vegan de base biológica.

Os materiais estruturados proporcionam uma sensação acolhedora, onde não faltam a microfibra em bronze ou até mesmo um prisma de vidro com iluminação em cobre, baptizado como The Jewel, para alternar os modos de condução.

O cockpit orientado para o condutor é distinguido por um volante multifunções em formato yoke, e por um painel de instrumentos de 24 polegadas inspirado nos videojogos.

Este visor sobredimensionado é combinado com o Monitor+, que projecta conteúdos e informações secundárias da condução no pára-brisas.

Sendo um manifesto estilístico, não há quaisquer informações técnicas sobre o Cupra Tindaya, e muito menos se sabe se dará origem a um futuro modelo de produção.

Mesmo assim, alguns dos elementos estilísticos do SUV coupé, como os materiais, as transparências e os efeitos luminosos, deverão ser encontrados em breve nas propostas futuras da insígnia desportiva.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque